Repercutiu entre os senadores o decreto publicado nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que estabelece taxação de 50% sobre produtos brasileiros, com muitas exceções. O início da aplicação da alíquota, que seria em 1º de agosto, ficou para 6 de agosto. O senador Nelsinho Trad-PSD-MS, que presidiu a comitiva que foi aos EUA, tentar negociar com o governo americano, disse que aguarda a continuidade das negociações e que o sentimento é de dever cumprido. Disse que o mercado de celulose, por enquanto ficou de fora da taxa de 50%, e que isso é um grande alívio. Já o senador Astronauta Marcos Pontes-PSD-RS, disse que espera um alargamento do prazo ainda maior para que o decreto entre em vigor. Carlos Viana e Teresa Cristina que também integraram a comitiva considera uma vitória o adiamento por 5 dias.
Fonte e imagem: TV Senado
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei (PL 2636/2019) que exige que todos os estabelecimentos de ensino tenham pelo menos 10% do mobiliário adaptado para alunos com deficiência física e com obesidade. Nas escolas brasileiras já existem várias iniciativas que procuram garantir um ambiente adaptados aos estudantes com diversos tipos de defidiência. Nos casos dos alunos que têm deficiência física e daqueles que têm obesidade, foi aprovado um projeto que garante recursos para a instalação deste segmento de inclusão nas escolas. O projeto é de autoria do deputado Josè Haroldo -PSD-RR. Confira o vídeo:
Fonte e imagens: TV Câmara
O Senador Alessandro Vieira (MDB-SE) é autor de dois projetos que tratam da regulamentação das redes sociais: o PL 2630/2020, para combate às Fake News, e o PL 2628/2022, para proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais.As duas propostas já foram aprovadas no Senado e encaminhadas à Câmara dos Deputados. Ele argumenta que é fundamental legislar sobre o assunto desde que a liberdade de expressão seja preservada. “Os textos que o Senado já aprovou preservam totalmente a liberdade da pessoa”. Assista à entrevista no vídeo:
A Câmara dos Deputados aprovou requerimento para votação em regime de urgência o projeto que estabelece a obrigatoriedade da realização de exame de proficiência para o exercício da medicina. A proposta, que prevê uma prova nos moldes da que já faz a OAB com os advogados do País, foi discutida em audiência pública da Comissão de Saúde. O autor do requerimento é o deputado Geraldo Resende - PSDB-RS. Resende justificou a urgência do projeto citando a profusão de cursos médicos em todo o território nacional e a qualidade dos profissionais que estão saindo desses cursos. Continuou dizendo que: "é pavoroso saber que estamos colocando em risco a vida das pessoas porque ´ha hoje profissionais despreparados com título de médico".
O deputado Dr. Iran, do PT de Roraima disse que; "a profusão de cursos de medicina criados no Brasil, nos últimos tempos, comprometeu a formação dos estudantes e futuros médicos do pais". Confira os detalhes no vídeo.
Os desafios do uso sustentável da inteligência artificial. Você sabia que o uso de IA consome bilhoes de litros de água diariamente? Lei do Mar, finalmente chegou na Câmara depois de tramitar no Senado por 12 anos.
Quem vai falar sobre alternativas para o uso sustentável de IA é o cientista Ivan Camargo, ex-reitor da UNB, e professor de quatro disciplinas de engenharia elétrica. Confira a entrevista:
Página 1 de 23