O clima de tristeza, comoção e consternação tomou conta de todos os familiares e amigos que foram se despedir do Washington Lessa, um jovem florianense que morreu vítima de acidente na última segunda-feira(28) em Curitiba quando limpava a janela do seu apartamento e caiu do 14º andar do edifício.Filho de dois empreendedores, Alba e Luis ele escolheu seguir o ramo dos pais tornando-se um grande empreendedor no sul do país. Washington sempre foi motivo de orgulho para a sua família e satisfação para as pessoas que tiveram o prazer de desfrutar de sua convivência sempre alegre e motivadora. O semblante de tristeza tomou conta de todos que participaram da sua despedida que começou com a missa celebrada pelo Frei Cláudio seguida do sepultmento no cemitério do Bom Jardim, no bairro Cajueiro II. Confira as imagens enviadas pelo seu primo, o jornalista Nilson Ferreira.
Da redação
Nossa reportagem conversou com a senhora Valdeisa que é mãe da criança de um mês que foi vítima de engasgo na tarde desta quinta-feira, feriado de primeiro de maio e com o PRF Victor, responsável pelo salvamento da criança. Segundo dona Valdeisa, tudo aconteceu por volta das 15h quando o bebê tinha concluido a amamentação e foi colocado para arrotar, uma prática recomendada para evitar engasgos, mesmo assim não foi suficiente para livrar a criança do sufoco que passou e do susto que tomou conta de todas as pessoas que se envolveram na ocorrência.
Após o arroto,ele foi colocado para dormir e foi nesse momento que o filho da nossa entrevistada percebeu que a criança estava engasgada saindo leite pelo nariz e boca. Imediatamente o garoto chamou a sua mãe que tentou fazer os primeiros socorros tendo como base o conhecimento adquirido em vídeos que ela viu na internet, mas o nervosismo não permitiu que ela conseguisse desengasgar o seu filho de apenas um mês de vida. "Fiz tudo o que tava ao meu alcance, mesmo assim ele não estava voltando ao normal". Disse ainda nervosa a dona Valdeisa. Diante da situação, ela resolveu pedir socorro ao pessoal de plantão no posto da Polícia Rodoviária Federal que fica próximo de sua casa, momento em que ela encontrou o PRF Victor, o herói dessa história. "Eu sempre vejo na internet, vídeos de policiais, bombeiros, socorrendo crianças". Lembrou a dona de casa.
Ao ver a mãe desesperada, o PRF Victor iniciou o socorro ao bebê adotando o procedimento denominado manobra de Heimlich. "A criança já estava bem roxinha, eu fiz a sucção e veio bastante leite". Disse Victor.Ao perceber que a criança estava voltando a respirar, ele seguiu imediatamente para a UPA onde a equipe do Dr Tiago recebeu o bebê e deu sequência aos procedimentos necessários.
Com 11 anos de bons serviços prestados na PRF, Victor disse que já passou por situações semelhantes em salvamento de pessoas, mas a experiência de hoje, pelo fato de ser um bebezinho é uma situação mais emocionante. "Graças a Deus estão indo pra casa. Ele e a irmãzinha. São gêmeas". Disse o PRF. Ele não gosta de conceder entrevista, de holofotes, mas neste caso é necessário que seja feito porque fica a lição e a dica para que as mães procurem ter conhecimentos de como proceder em situações de crianças engasgadas. É uma matéria instrutiva.
Da redação
Na tarde de hoje(01), um bebê de apenas um mês de vida foi vítima de engasgo e a mãe desesperada foi até o posto da Polícia Rodoviária Federal onde encontrou o PRF Victor que vendo o desespero da mãe pegou a criança nos braços e começou a fazer o procedimento denominado manobra de Heimlich, e ao perceber que a criança voltou a respirar ele conduziu imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento Dr Adelmar Pereira da Silva (UPA), onde o bebê foi atendido por uma equipe comandada pelo Dr Tiago Ribeiro que deu sequência ao trabalho realizado pelo PRF Victor.Em entrevista concedida ao Portal jc24horas, o médico disse que a criança chegou relativamente bem, graças a ação do PRF que prestou os primeiros socorros. "Chegou meio desorientada, talvez pelo tempo que passou sem oxigênio mas, sem dúvida o trabalho do PRF que atendeu foi prontamente bem feito". Disse o Dr Tiago. Segundo o nosso entrevistado, a ação foi essencial tendo em vista que a criança não toleraria a distância do posto até a UPA se não tivessem sido feitos os primeiros socorros. "A criança não tolera muito tempo sem oxigênio. Ela chegou um pouco desorientada, a gente deu o suporte e conduziu à equipe de pediatria do Tibério Nunes". Prosseguiu Tiago. O médico finalizou dizendo que o atendimento principal foi o prestado pelo PRF. "Sem dúvida". Enfatizou o Dr Tiago.
Na oportunidade, nós perguntamos sobre outras ocorrências durante o seu plantão e ele disse que achou que seria mais tranquilo por conta do feriado mas tá um dia comum, em termos de ocorrências.
Da redação
José Milton Pereira, morador da avenida Fauzer Bucar, está em Teresina desde o início de abril, onde realiza tratamento de saúde. Ele sofreu uma queda que resultou em fratura no fêmur e, devido a algumas complicações, encontra-se internado na Unidade Crítica 1 do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Nos últimos dias, circulou nas redes sociais, especialmente em grupos de WhatsApp, a informação equivocada de que José Milton teria falecido. Reforçamos que essa informação não é verdadeira. Apesar da situação ser delicada, ele continua vivo e lutando pela recuperação.
O boletim médico atualizado sobre seu estado de saúde está previsto para ser divulgado por volta das 16h desta quinta-feira. O jc24horas segue em contato com os familiares e trará novas informações assim que possível.
Da redação
Página 1 de 351