A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), com o apoio da Polícia Civil de Mato Grosso – através da Gerência Estadual de Polinter, deu cumprimento na manhã desta sexta-feira (01/08), a 04 (quatro) mandados de prisão temporária nas cidades de Nova Maringá, Cárceres, Várzea Grande/MT e na capital Cuiabá, todas no Estado de Mato Grosso.Todas as ordens judiciais foram expedidas pela Central de Inquéritos de Teresina/PI, nos autos de inquéritos que apuram a prática dos crimes de estelionato por meio eletrônico (Art. 171, §2º-A, do Código Penal) e associação criminosa (Art. 288, do Código Penal), voltada ao combate de crimes cibernéticos.
Além das prisões e buscas, também foi determinado o bloqueio judicial das contas bancárias vinculadas a investigados, com o objetivo de garantir o futuro ressarcimento das vítimas dos golpes.
As investigações indicam que os alvos integram estruturas criminosas organizadas, especializadas em aplicar golpes através da criação de anúncios falsos de veículos, intermediando a negociação entre comprador e vendedor para receber transferência bancária ilegítima e, assim obter vantagem ilícita. Os estelionatários conseguiam fazer com que as vítimas se encontrassem e acreditassem que um terceiro estava realizando a negociação.
A DRCI alerta a população sobre os riscos do ambiente cibernético, especialmente no acesso a perfis não verificados, que oferecem condições excessivamente vantajosas.
Fonte e foto: Ascom SSPPI