A Polícia Militar do Piauí realizou a prisão em flagrante de um suspeito de cometer o crime de maus-tratos contra um animal. A ocorrência foi registrada e resultou na condução do suspeito à Central de Flagrantes, onde foram adotados todos os procedimentos legais cabíveis na tarde deste domingo (08). O caso ocorreu no Assentamento Nova, Bom Princípio, na zona rural de Teresina.
De acordo com o boletim de ocorrência, a ação da PM teve início após uma denúncia de disparos de arma de fogo. Em seguida, a equipe se deslocou até o endereço apontado e após diligências, constatou indícios claros de violência contra o cachorro, pertencente a um vizinho do suspeito. O cão foi alvejado por disparos de arma de pressão e diante da situação, os policiais militares intervieram imediatamente, assegurando a preservação do local e a proteção do animal.
O suspeito, identificado pelas iniciais J.M.F., recebeu voz de prisão ainda no local. Em seguida, ele foi conduzido à autoridade policial para os procedimentos legais, permanecendo à disposição da Justiça.
Após o resgate, o cachorro foi recolhido e encaminhado para os procedimentos periciais. Conforme consta no registro policial, o animal passou por exame de corpo de delito, medida fundamental para a comprovação técnica das agressões sofridas.
O cão foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), onde foi submetido a avaliação pericial realizada por profissional habilitado. O exame teve como objetivo identificar e documentar lesões, traumas e demais sinais de violência, produzindo laudo que será anexado ao inquérito policial.
Todo o procedimento foi acompanhado e registrado conforme prevê a legislação vigente, garantindo a cadeia de custódia e a integridade das provas relacionadas ao crime de maus-tratos a animal.
O caso foi enquadrado na Lei de Crimes Ambientais, que tipifica como crime a prática de maus-tratos contra animais, prevendo sanções penais. Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, o suspeito permaneceu à disposição da Justiça para as medidas cabíveis.
O cachorro foi acompanhado pelos tutores durante toda a ocorrência, sendo entregue para os mesmos na sequência para os devidos procedimentos veterinários.
“A Polícia Militar do Piauí reforça que atua de forma rigorosa no combate a crimes dessa natureza e destaca que denúncias de maus-tratos a animais são fundamentais para a pronta atuação das forças de segurança e para a responsabilização dos autores”, destacou o Sargento Marcelo Henrique, comandante da guarnição que participou da ação.
Fonte e foto: Ascom PMPI