Lucas Vinícius Monteiro Oliveira está desaparecido há 4 anos. Ele foi visto pela última vez na madrugada do dia 24 de abril de 2022, após participar de uma festa acompanhado da namorada. Desde então, não houve mais notícia e o corpo nunca foi encontrado. A mãe Ana Lúcia, relembra os últimos momentos antes do desaparecimento e fala da dor da família que segue à espera de respostas: "O Lucas saiu para uma festa com sua então namorada. A festa foi no Sítio Cantão, uma festa de médicos recém-formados e ela fala que ele se jogou no rio Poti. O Corpo de Bombeiros disse 'mãezinha, há 30 anos eu trabalho no CB e nunca houve um afogamento neste rio em que o corpo não foi localizado". Chorando ela diz que já faz 4 anos que seu filho está desaparecido, e repente as perguntas sem respostas: "Onde está meu filho, o que aconteceu com meu filho?
Lucas é um número na estatística que aponta o Piauí como o sexto estado do Nordeste em casos de desaparecimentos no Brasil. Em todo o Brasil, mais de 84.760 pessoas desapareceram em 2025, e no Piauí foram 744 casos. Isto representa 2 desaparecimentos por dia. Os meses de fevereiro e maio concetram o maior número de casos com 71 desaparecimento em cada mês. O delegado Jorge Terceiro, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) afirma que: "A questão do desaparecimento de pessoas tem tomado um enfoque muito grande nos últimos anos e as unidades policiais de todo o estado possuem uma unidade específica para apurar esse tipo de ocorrência".
A maior parte dos casos é composta por homens com 480 registros, seguido por mulheres com 234 casos. São 610 pessoas desaparecidas maiores de 18 anos e 109 casos de crianças e adolescentes. Assista a reportagem da TV Antares:
Fonte e imagens: TV Antares