Imagem do WhatsApp de 2025 05 01 às 22.32.47 06090bf4Nossa reportagem conversou com a senhora Valdeisa que é mãe da criança de um mês que foi vítima de engasgo na tarde desta quinta-feira, feriado de primeiro de maio e com o PRF Victor, responsável pelo salvamento da criança. Segundo dona Valdeisa, tudo aconteceu por volta das 15h quando o bebê tinha concluido a amamentação e foi colocado para arrotar, uma prática recomendada para evitar engasgos, mesmo assim não foi suficiente para livrar a criança do sufoco que passou e do susto que tomou conta de todas as pessoas que se envolveram na ocorrência. Imagem do WhatsApp de 2025 05 01 às 22.38.06 ebf3784cApós o arroto,ele foi colocado para dormir e foi nesse momento que o filho da nossa entrevistada percebeu que a criança estava engasgada saindo leite pelo nariz e boca. Imediatamente o garoto chamou a sua mãe que tentou fazer os primeiros socorros tendo como base o conhecimento adquirido em vídeos que ela viu na internet, mas o nervosismo não permitiu que ela conseguisse desengasgar o seu filho de apenas um mês de vida. "Fiz tudo o que tava ao meu alcance, mesmo assim ele não estava voltando ao normal". Disse ainda nervosa a dona Valdeisa. Diante da situação, ela resolveu pedir socorro ao pessoal de plantão no posto da Polícia Rodoviária Federal que fica próximo de sua casa, momento em que ela encontrou o PRF Victor, o herói dessa história. "Eu sempre vejo na internet, vídeos de policiais, bombeiros, socorrendo crianças". Lembrou a dona de casa.
Ao ver a mãe desesperada, o PRF Victor iniciou o socorro ao bebê adotando o procedimento denominado manobra de Heimlich. "A criança já estava bem roxinha, eu fiz a sucção e veio bastante leite". Disse Victor.
Imagem do WhatsApp de 2025 05 01 às 22.46.11 21a68112Ao perceber que a criança estava voltando a respirar, ele seguiu imediatamente para a UPA onde a equipe do Dr Tiago recebeu o bebê e deu sequência aos procedimentos necessários.
Com 11 anos de bons serviços prestados na PRF, Victor disse que já passou por situações semelhantes em salvamento de pessoas, mas a experiência de hoje, pelo fato de ser um bebezinho é uma situação mais emocionante. "Graças a Deus estão indo pra casa. Ele e a irmãzinha. São gêmeas". Disse o PRF. Ele não gosta de conceder entrevista, de holofotes, mas neste caso é necessário que seja feito porque fica a lição e a dica para que as mães procurem ter conhecimentos de como proceder em situações de crianças engasgadas. É uma matéria instrutiva.

Da redação