Um internauta nos enviou vídeos de dois flagrantes de animais transitando nas ruas de Floriano. O primeiro flagrante foi de um cavalo pastando em frente à Praça do Bem Estar. O cidadão que filmou e denunciou a situação, disse que "Floriano é lugar bom de se viver", querendo dizer (com razão), que por aqui dá pra criar 'bicho' solto sem problema para o dono. E ele continua dizendo que; "se um animal desses se espantar, vai bater em alguém".image 70 Ontem, quase um mês após o primeiro vídeo, nosso amigo José Divino enviou o segundo flagrante; não é que o perigo aumentou. Agora são dois animais, um cavalo e uma mula, revirando sacolas de lixo na avenida Eurípedes Aguiar, perto de uma panificadora, num lugar bastante movimentado.
Nosso amigo, na sua simplicidade, alertou sobre o risco que a situação representa. Ele comparou com a cidade de Canavieira que, embora seja habitada por pecuaristas e pequenos criadores, não passa por esse problema.image 72 O Jc24horas já denunciou inúmeros casos como esse, e já fez diversas matérias sobre vítimas fatais no trânsito urbano em que animais soltos são a causa.
Procuramos o poder público local, (a prefeitura), e fomos informados que o órgão que fazia esse serviço foi extinto. Com certeza não foi extinto por falta de serviço, nem de serventia.
Além de vacas, cavalos e burros, as ruas estão cheias também de cães e gatos, que, sem vacinas podem transmitir várias doenças, incluindo a raiva. Fica aqui, o alerta. Assista ao vídeo:

 

Da redação: Abdias Castro